Sala de Apoio

by estart

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Artigos EAD Khan Academy

Khan Academy

Quando idealizei a Sala de Apoio no início de 2009 tinha em mente a visão de que as aulas presenciais já não alcançavam seu o objetivo. Como professor, senti a necessidade de estender meu contato com meus alunos além do tempo das aulas e proporcionar conveniência no acesso aos conteúdos.

Na Sala de Apoio, utilizando Ferramentas de Gestão de Ensino (LMS - Learning Management Systems) livres como Claroline e Moodle, passei a oferecer um “espaço virtual” de apoio as aulas presenciais disponibilizando textos, exercícios e conteúdos extras para incrementar minha aula presencial.

Apesar de não ter tido sucesso em engajar meus colegas, mesmo mantendo o ambiente totalmente livre, nutri nestes anos a certeza de que  a aproximação da Internet e suas aplicações à Educação seria algo inevitável.

Não se trata de substituição do método tradicional da educação presencial, mas a adoção de novas ferramentas didáticas. Assim como se evoluiu do giz e quadro negro para a caneta e quadro branco, os quadros digitais; ou ainda do retroprojetor para o “datashow”; sempre me foi certo que a Internet e suas aplicações, um dia seriam ferramentas cotidianas para o professor.

Fiquei empolgado ao receber a edição de 1º de fevereiro de 2012 da Veja com o título: O Melhor Professor do Mundo, trazendo uma matéria sobre Salman Khan um engenheiro e matemático formado pelo MIT já arregimentou mais de 4 milhões de alunos e superou a marca de 115 milhões de lições com suas vídeo aulas.
Acompanho educadores como Khan e Jane Hart há anos. Pessoas que compartilham da visão de que a Internet e seu potencial social podem contribuir de maneira efetiva para ajudar a tornar a Educação um processo mais simples, divertida e empolgante.

Khan está demonstrando que não é necessário um estúdio sofisticado ou uma equipe de web designers para se produzir um conteúdo útil e eficiente para ensinar. Sua proposta prova que um vídeo “caseiro” (ou como eu prefiro: sem produção) comunica e não deixa a desejar às animações em flash ou aos vídeos feitosem estúdio com modelos e atores.

No site de Salman Khan é possível se encontrar aulas dos mais variados temas com não mais que 15 minutos. O interessante é que são vídeos de um “quadro negro”. São gravações de aulas onde se ouve a voz do professor e suas anotações no quadro. Simples.
Poderíamos então dizer: mas isso é uma aula tradicional !!! Sim, mas o fato de ser objetivamente focada no assunto, estar disponível na Web para ser acessada a qualquer momento e permitir a conveniência de adiantar, rever e parar; torna a experiência bem mais interessante.

Fico muito satisfeito de saber que a Fundação Lemann (www.fundacaolemann.org.br) está investindo na tradução das aulas da Khan Academy (www.khanacademy.org). Isso já com certeza vai divulgar e fomentar o  interesse de profissionais da educação brasileiros em novas metodologias.

A Sala de Apoio continua aberta e a disposição para professores que queiram desenvolver seus projetos.